terça-feira, 10 de setembro de 2013

Liderança

Eis um misterioso conceito que tão mal interpretamos em Portugal, Liderança. Muitos portugueses, com pouca confiança e auto estima por jogarem num tabuleiro muito estreito, e portanto sempre tementes quanto ao seu futuro, preocupam-se com demasia em encontrar o iluminado que lhe indicará o caminho a seguir, ou aquele que tomará conta de si. Esses portugueses estão sempre prontos a endossar o seu destino a um qualquer vendilhão vazio na ideia e rico na prosa desde que isso incendeie as suas pequenas ilusões. A nossa política produziu muito desta variante em democracia. Não espanta, aliás, a factura que temos para pagar…
 
O novo ciclo em que Portugal já se encontra vai exigir um tipo de liderança completamente diferente daquela que julgamos ser a necessária. Por força das circunstâncias, não só as derivadas do pagamento da dívida acumulada, mas acima de tudo pelo facto de forçosamente termos de jogar num tabuleiro muito maior, o do mercado mundial, reserva pouca margem para os vendilhões da ideia fácil, mais familiarizados com contração de dívidas e venda de ilusões. Consequentemente, e em definitivo, Portugal precisa de melhor compreender o que é Liderança, ou seja, precisa de perceber que o seu sucesso não passa por encontrar um líder, antes passa por perceber que é no conjunto, no grupo, na capacidade associativa, na partilha, na produção e comunhão de ideias, projectos e sua execução, que consegue vencer no mundo, e que os melhores resultados não se obtêm com o trabalho de um líder, mas antes na capacidade de diferentes líderes trabalharem em conjunto.
 
Nesse sentido, os partidos políticos estão muito atrasados no processo, senão mesmo em contraciclo com as melhores práticas que já se observam no mundo empresarial português. Os líderes dos partidos políticos, ou por vontade própria, ou pela circunstância de escassez de massa cinzenta que os próprios partidos trataram de expulsar do seu interior, navegam isolados, e, consequentemente, Portugal tem ficado refém dos dislates ou (in)disposições deste ou daquele político. Experimentámos disso recentemente.
Quem liderar um partido no futuro tem necessariamente de perceber que há muito trabalho a levar a cabo na captação de massa cinzenta disposta a pensar Portugal. Isso passa por criar um ambiente que estimule não só a livre expressão, mas também o gosto em lidar com quem pensa a realidade por um outro prisma ou ainda de uma forma diferente. Evita-se assim que um partido não dependa unicamente da capacidade de produção intelectual de um indivíduo ou de uma tendência, ao mesmo tempo que se criam anticorpos ao aparecimento de modelos de seguidismo e de apoio cego ao indivíduo ou à tendência do momento, aspectos fundamentais para trazer competência à vida política de Portugal. Daí a necessidade de pessoas humildes que saibam reconhecer as suas limitações, de carácter que saibam respeitar o outro, educados para que saibam ouvir o que o outro tem para dizer, e estruturados para que saibam incorporar as diferentes parcelas de valor. Numa palavra, Homens fortes com elevado sentido do colectivo e de entendimento mútuo. Assim se protege o interesse comum e se serve a comunidade.
 
O quadro de Rembrandt “Os síndicos da guilda dos fabricantes de tecidos” é especialmente feliz porque transmite precisamente a imagem de Homens fortes que conjuntamente zelam por um interesse comum, um interesse superior e que se encontra ao serviço da comunidade. Curiosamente o quadro transmite ainda a sensação de que o desaparecimento de um elemento em nada abalaria o objectivo a que todos se propõem. Neste aspecto lembra-me Max De Pree no seu livro Leadership is an Art quando diz que um líder trabalha para a sua própria inutilidade.
 
Ainda acerca do quadro, e de acordo com a ENCYCLOPEDIA OF ART EDUCATION “...It is a group portrait of the officials of the Clothmakers Guild - more precisely, they were controllers of cloth-samples. They were appointed by the Mayor of Amsterdam to regulate the quality of cloth sold in the city, and held their meetings, in private...”. “...Rembrandt has created a universal symbol for prudence and rectitude. Their various temperaments are focused on the single purpose of looking after the interests of an important trade, in effect a public service. It is their sense of togetherness, of mutual understanding, that is the emotional heart of the The Syndics of the Clothmakers Guild”
 

domingo, 8 de setembro de 2013

Economia

Saíram recentemente alguns dados económicos positivos sobre a nossa economia. Exportações continuam a subir e a bater records, o desemprego começou a descer, e, imagine-se, começam-se a vender mais automóveis outra vez. Os dados não são de estranhar, o que se estranha é o espanto com que as pessoas encaram a economia, ou melhor, como transportam para a economia toda a sua estreita realidade.
 
A realidade da economia Portuguesa é muito simples. Estamos num período de transformação de uma economia voltada para o consumo interno para uma economia voltada para a exportação por força do poder de fogo dos equilíbrios macroeconómicos mínimos. Quem faz isso não é o ministério da economia, antes são os empresários através das escolhas onde alocam os seus recursos, e, facto muito esquecido, como os próprios empresários ocupam o seu tempo na procura de novas oportunidades.
 
De início varreram-se as empresas excedentárias da economia interna e redimensionaram-se as que ficaram. Em paralelo os empresários começaram a olhar mais lá para fora e o resultado desse facto está-se agora a verificar. Sim, mais trabalho associado às actividades exportadoras depois de se aproveitar a capacidade de produção não utilizada, embora tudo a ganhar entre 300 e 1000 euros no máximo. Trabalhos mais precários? Sim, mas é melhor isso do que nada. A realidade é o que é.
 
Uma mensagem ao novo pessoal que agora caminha no ministério da economia. Não tratem de dar bombadas no consumo interno. A economia tratará desse assunto se tratarem daquilo que vos compete, que é facilitar a vida aos empresários através de remoção dos obstáculos existentes (licenças, burocracias, etc.), ir mais longe em algumas rendas abusivas que ainda existem em Portugal, e reduzir logo que possível impostos relacionados com a produção, não com o consumo. Vão ver que a economia reage bem e no final até se pode dizer que houve um efeito colateral inesperado: o consumo interno até subiu.
 
Que se perceba muito bem uma realidade das últimas décadas. Não são necessários muitos estímulos para se consumir nos dias de hoje. As direcções de marketing das empresas fazem isso competentemente. O complicado é trabalhar tudo o que tem que ver com o aumento das exportações.
 
E porque é enfadonho falar somente de economia, eleve-se a qualidade da mensagem a passar aos Portugueses. Um país afirma-se no mundo pela sua capacidade exportadora. Exportando damo-nos a conhecer através dos produtos e serviços que conseguimos produzir e vender. É isso que traz a verdadeira confiança a um povo. Um povo que exporta é por natureza confiante, e a falta de confiança que ainda hoje reina é por termos maltratado muito mal a nossa capacidade exportadora enquanto nos entretivemos a endividar e a pensar somente no consumo interno, variantes de quem pensa à Guterres, Barroso, e Sócrates.